A Prefeitura de Curitiba começará em junho as obras de reformulação do sistema viário que desafogarão a ligação entre os bairros Água Verde e Bigorrilho, na região do Batel. Nesta terça-feira (15), a proposta foi apresentada em reunião pública a moradores, empresários, associações de moradores e síndicos da região. Na reunião, que ocorreu no Colégio Santa Terezinha, técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) e da Administração Regional Matriz também ouviram sugestões da população para os projetos.
A Prefeitura está implantado binários na região dos bairros Batel e Bigorrilho. Além do binário Mário Tourinho com Heitor Guimarães, em fase final de obras, neste ano serão implantados mais dois binários na região. Um formado pelas ruas Aristides Atayde e Euclides da Cunha e outro na Gerônimo Durski com Gastão Câmara.
Também foi apresentado o projeto para remodelação da praça Miguel Couto (pracinha do Batel) e o remanejamento das feiras livres que acontecem todos as terças e sábados na rua Carneiro Lobo. "As obras vão melhorar o trânsito e a vida da todos que moram, trabalham e circulam pela região", disse o administrador regional, Omar Akel.
A Praça Miguel Couto ganhará mais espaço, equipamentos e melhorias no paisagismo. A praça, que tem 1.637 metros quadrados, será anexada ao um jardinete próximo, ficando com 1.737 metros quadrados. Para desafogar o trânsito do entorno da praça, será aberta uma ligação continua entre as ruas Carneiro Lobo e Desembargador Costa Carvalho.
Atualmente, os motoristas que saem da Carneiro Lobo e entram na Desembargador Costa Carvalho são obrigados a contornar a praça pelas ruas Gonçalves Dias e Avenida Batel, provocando congestionamentos na região. De cada 10 carros que chegam na praça pela Carneiro Lobo, oito seguem em direção a rua Desembargador Costa Carvalho.
Além de melhorar o trânsito, a reformulação diminuirá a poluição sonora e do ar na região. "Carros parados e com motores ligados emitem mais poluentes e concentram o barulho", explicou o diretor de Trânsito da Prefeitura, Gilberto Foltran, que participou da reunião. A segurança dos pedestres é uma das preocupações da Prefeitura. Para que os carros não cruzem a praça em alta velocidade, a pista será feita com uma elevação de 10 centímetros acima do nível do asfalto, com blocos de concreto intertravado. Faixas de pedestres serão reforçadas em toda a região.
Na reformulação da praça Miguel Couto, a Prefeitura manterá os principais elementos arquitetônicos e urbanísticos, como o caramanchão e as bancas de jornais e flores. A iluminação da praça será reforçada e um novo espaço, para instalação de um café com mesas ao ar livre também será construído. Mais bancos serão instalados e serão feitas melhorias no paisagismo. "O ambiente da praça ficará muito mais propício à circulação de pessoas e, principalmente, ao convício social", disse a arquiteta Célia Bin, do Ippuc
O ponto de táxis ao lado da praça será transferido para a rua Carneiro Lobo, perto do hospital Santa Cruz. As feiras livre e gastronômica, que nas terças e sábados fecham o trânsito de veículos na Carneiro Lobo, também mudarão para um local próximo e mais adequado. O novo ponto das feiras está sendo estudado pela Prefeitura com a participação dos feirantes.
O aposentados Assis Utsch, morador do Batel, participou da reunião e aprovou as propostas. "Temos que pensar no interesse da coletividade. Estas obras vão melhorar muito a circulação pela região. Hoje o trânsito está muito congestionado", disse ele. Também participaram da reunião os vereadores Nely Almeida, Jairo Marcelino e Jair César, além do secretário de Governo da Prefeitura de Curitiba, Maurício Ferrante.