Em sua terceira versão, a redação mais atual do anteprojeto de lei do ensino superior que trata da reforma universitária deverá ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 28 de julho. A informação foi dada durante o 19º Fórum de Debates do Projeto Brasil pelo ministro da Educação Tarso Genro.

continua após a publicidade

Em 30 de maio foi apresentada uma segunda versão do anteprojeto de lei da reforma universitária. "Vamos apresentar brevemente uma terceira versão, para depois fazer uma redação final e apresentá-la ao presidente da República. Ele vai remetê-la ao Congresso Nacional, com razoável grau de consenso para que o Congresso possa apreciar e votar rapidamente no segundo semestre", disse Tarso Genro.

De acordo com o ministro, a audiência pública realizada ontem na Comissão de Educação do Senado mostrou interesse dos senadores e de todos partidos políticos na reforma. "O ponto de partida de todos os senadores que fizeram intervenção, desde o PFL até o meu próprio partido, foi que a proposta de reforma está aperfeiçoada." Segundo ele, a audiência foi "um marco" para o debate. "Há uma enorme disposição ali retratada naquela Comissão de Educação do Senado para processar essa reforma o mais breve possível."

O ministro falou que, devido à crise política que o país atravessa, pode ocorrer um bloqueio na votação das reformas no Congresso. "Evidentemente, não só a reforma do ensino superior como também o Fundeb são propostas que poderão ser prejudicadas", afirmou o ministro. "Eu acredito que o Congresso Nacional, em momentos difíceis, sempre respondeu bem para o país. Todas as instituições têm pessoas mais qualificadas, menos qualificadas, isso serve para o governo, o executivo, o legislativo, a imprensa. E essas instituições, em momentos de crise, filtram os seus problemas, se reorganizam e dão um passo à frente. Foi sempre o que o Congresso Nacional fez e é o que acho que ele fará nesse período."

continua após a publicidade