Reflexo do aumento de combustíveis nos postos sai na próxima semana

Somente na próxima semana é que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) deverá divulgar os dados coletados ao longo desta semana e que detectam os aumentos de 10% e de 12% promovidos pela Petrobras na última sexta-feira sobre os preços da gasolina e do óleo diesel. Segundo a ANP, houve atraso por parte da empresa responsável pela pesquisa.

O diretor da ANP, John Forman, explicou que a agência teve que realizar licitação para escolher a empresa que faria a coleta de dados, uma vez que o contrato da anterior estava vencido.

"A ANP é obrigada por Lei a fazer a licitação para a escolha da empresa a ser contratada. Como a licitação foi vencida por uma nova empresa não habituada ao processamento das informações, houve o atraso e a impossibilidade da divulgação dos dados nestas últimas duas semanas", explicou Forman, durante participação no seminário "A Estratégia Brasileira para o Setor de Petróleo e Gás".

Sobre o atraso decorrente da inexperiência da empresa vencedora da licitação, Forman disse que ela sofrerá sanções previstas no contrato. "Formalmente a empresa vencedora apresentou todas as condições. No ato de produzir dados, revelou que não estava exatamente adequada. É claro que há penalidade prevista em Lei e que ela vai ser aplicada. Agora isto não resolve o fato de que a falta de estrutura inicial atrapalhou".

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