A Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, que teve suas atividades totalmente interrompidas durante quase dois meses para a realização de uma parada técnica – manutenção e troca de peças em todos os equipamentos da unidade – voltará a operar na próxima sexta-feira. O objetivo da paralisação é evitar acidentes e melhorar os produtos da empresa, conforme explicou o gerente-geral Francisco Raymundo da Cerqueira.
A próxima unidade a entrar em funcionamento, previsto para 12 de julho, será a fábrica de destilação atmosférica, que produz diesel, asfalto, naftas e óleos combustíveis. Metade da produção da Repar é de diesel, com capacidade de 15 mil metros cúbicos por dia.
A manutenção em geral ocorre a cada 4 anos. A unidade de Araucária é responsável pelo abastecimento de combustíveis do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Cerqueira explicou que durante o período de parada esses mercados estão sendo supridos pelo estoque de gasolina, GLP e diesel da Repar.
?Os três produtos estão vindo dos portos de Paranaguá e São Francisco por meio de dutos. Já o asfalto está sendo transportado de outras unidades como a de São José dos Campos?. Ele explicou que os períodos de parada são planejados com muita antecedência para que não ocorram problemas no abastecimento.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna