Os brasileiros dizem estar "bem" informados sobre o referendo da venda de armas e munições que ocorre neste domingo, em todo o país. De acordo com pesquisa Ibope divulgada ontem no site do instituto, 72% disseram estar bem informados sobre a votação e outros 15% acreditam estar "muito bem" informados para tomar a decisão correta na hora de votar. Apenas 10% disseram estar "mal informados".
A disposição do brasileiro para votar também foi avaliada pela pesquisa. Em resposta à pergunta: "com certeza irá votar?", 93% responderam que vão comparecer aos locais de votação neste domingo. Somente 1% afirma não ter intenção de votar.
Com relação à propaganda das duas frentes (pelo sim e pelo não) na TV e no rádio, 92% dos eleitores responderam que acompanharam as inserções publicitárias. Destes, apenas 14% reconheceram ter mudado de voto em decorrência dos esclarecimentos veiculados. 84% disseram não ter mudado de opinião. A faixa de idade onde foi detectado maior grau de mudança de opinião foi entre 16 a 24 anos, onde 18% disseram ter revisto seu voto.
Entre os meios de informação mais usados para obter informações sobre o referendo estão: "as conversas com pessoas da família" (34%), "amigos/colegas" (27%), "a propaganda do referendo" (27%) e "notícias na TV e no rádio" (19%).