A parceria entre a prefeitura e o setor privado garante a alimentação para 2495 pessoas carentes na região de Curitiba. Através do programa Refeição Solidária, 57 empresas participantes se responsabilizam pela doação mensal de 350 toneladas de alimentos, além das 7.825 refeições e outros itens para 20 entidades sociais da região do Boqueirão. As doações beneficiam diretamente crianças, adultos e idosos atendidos pelas instituições.

continua após a publicidade

No programa Refeição Solidária, a prefeitura faz a ponte entre empresas de vários segmentos instaladas em Curitiba e entidades cadastradas e supervisionadas pela Fundação de Ação Social. São repassados alimentos não perecíveis, refeições prontas (sobras limpas) e materiais diversos como combustível e gás, entre outros.

Na regional Boqueirão, entre as entidades beneficiadas está a Comunidade São João Evangelista, responsável pelo atendimento de 100 famílias do Moradias Belém. Uma vez por semana as famílias do Moradias Belém se reúnem no salão paroquial para garantirem a refeição do dia. São 400 litros de sopas e 500 pães doados pela empresa Ruliwi. Os pães são doações de panificadoras da região, e os vasilhames da Byte Informática.

Para Marli Correia Bonfim e sua família, o dia de buscar o sopão é uma alegria. O filho David de cinco anos e a irmã Endianaira de sete correm para a fila para pegar os pacotes de pães, como a família é grande, eles têm o direito de levar duas refeições. Enquanto isso, a mãe se desdobra para levar as duas vasilhas cheias de sopa para casa. Desempregada e mãe de seis filhos, Marli, conta que toda ajuda é sempre bem vinda. ?Com essas duas vasilhas eu posso alimentar os meus filhos por dois dias e ainda sobra um pouquinho para ajudar quem não tem?, contou Marli.

continua após a publicidade

O programa integra a Rede de Segurança Alimentar da prefeitura que inclui os Armazéns da Família, onde são feitos em torno de 85 mil atendimentos; o apoio técnico e financeiro que garante a manutenção, atualmente, de 900 hortas e lavouras; e a compra direta, programa através do qual 86 instituições sociais compram alimentos diretamente dos produtores.

O programa Refeição Solidária é realizado nas Regionais Boqueirão, Matriz, Pinheirinho e Cidade Industrial de Curitiba. A média de atendimentos em 2005 ? janeiro a maio, é de 28 entidades por mês, totalizando 2.546 pessoas. As contribuições partem de 62 empresas doadoras.

continua após a publicidade