O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, voltou a garantir hoje, em palestra na BM&F, que as prioridades de seu projeto de governo são emprego e segurança. Ao falar para uma platéia que lotou o auditório da BM&F, no início desta tarde, o tucano afirmou que os dois maiores problemas enfrentados pelo segmento de mercado de capitais, desde o início da década de 80, foram a hiperinflação e as elevadas taxas de juros.
Segundo ele, a inflação foi controlada pelo governo Fernando Henrique Cardoso, porém, ainda existe o desafio de reduzir as taxas de juros. “Uma questão chave para se reduzir os juros é a diminuição do déficit em conta corrente a 2%. Além disso, é fundamental aumentar as exportações”, reiterou.
O candidato chegou à sede da BM&F, em São Paulo, com uma hora de atraso e por este motivo perdeu o pregão da parte da manhã. Outra garantia dada por ele é que todo o empenho da política econômica de seu eventual governo estará focado nas seguintes metas: crescimento econômico e aumento das exportações.
Serra disse, mas uma vez, que ser for eleito pretende criar o Ministério do Comércio Exterior para fomentar a venda de produtos brasileiros para o exterior. O candidato prometeu também empenho na aprovação da reforma tributária que, segundo ele, se for aprovada vai remover os obstáculos ao crescimento.