Apesar da anunciada expectativa do novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Plínio de Aguiar Júnior, de que a redução de cerca de 0,5% nas tarifas da telefonia fixa poderia começar a valer já na quinta-feira, isso não deve acontecer, na prática, pelo menos no caso de duas das maiores empresas do País – a Telefônica e a Brasil Telecom.

continua após a publicidade

Pela legislação, o reajuste nas tarifas de telefonia começa a valer 48 horas depois que as operadoras publicam anúncio em jornais de grande circulação informando sobre a mudança. Assim, para que a redução comece a vigorar na quinta-feira, como estimou Aguiar Júnior, as empresas teriam de publicar o anúncio já amanhã, mesmo dia em que sairá no Diário Oficial da União o ato da Anatel autorizando a redução.

A Assessoria de Imprensa da Telefônica informou que, provavelmente, a empresa só publicará o anúncio na quarta-feira, ou seja, depois da publicação do ato da Anatel no Diário Oficial. Já a Brasil Telecom informou que aguardará a comunicação oficial da nova tabela pela Anatel. Assim, a empresa também só deve publicar seu anúncio nos jornais na quarta. Se essa perspectiva se confirmar, a redução das tarifas dessas duas empresas só deve começar a vigorar na sexta-feira. A direção da Telemar disse que não comentará o assunto hoje.

Durante a cerimônia de sua posse na presidência da Anatel, Aguiar Júnior, que é ligado à ala sindical do governo, disse que "é uma emoção" assinar, em seu primeiro ato como presidente da agência, uma redução de tarifas. "É a primeira vez que a tarifa tem uma redução. É pequena, mas é uma redução", disse.

continua após a publicidade