O Ministério do Desenvolvimento Agrário está trabalhando no desenvolvimento de uma rede que tem por objetivo ampliar o debate sobre agricultura familiar no âmbito do Mercosul.
Segundo o ministro Miguel Rosseto, a Rede de Agricultura Familiar no Âmbito do Mercosul (Reaf) envolve os governos e os movimentos sociais num esforço para enfrentar "o desafio gigantesco de pensar um padrão de integração verdadeira dentro de um projeto de integração chamado Mercosul".
De acordo com Rosseto, a Reaf organiza uma agenda voltada para a agricultura familiar e para trabalhadores rurais que compartilham a experiência da pequena produção rural dos países do Mercosul.
"Para nós é uma experiência extremamente importante, que envolve especialmente os nossos companheiros e companheiras do Uruguai, Brasil, Argentina e Paraguai. É nosso objetivo expandir essa relação, a partir da nossa experiência, para uma plataforma de organização, através daquilo que nós estamos aprendendo, para o âmbito da América do Sul", destacou.
Rosseto participou do lançamento de quatro publicações do ministério sobre a política agrária no Brasil, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (Cepuc): Gênero, Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Mercosul; Assentamentos em Debate; Impactos do Pronaf; Proposições Legislativas sobre Desenvolvimento Rural.
Segundo o ministro, os livros têm o objetivo de trazer à reflexão as questões relacionadas à política agrária no Brasil. "Esses livros são um esforço para melhor compreender essa realidade", explicou.