Rede quer ampliar debates sobre agricultura familiar no Mercosul, diz Rosseto

O Ministério do Desenvolvimento Agrário está trabalhando no desenvolvimento de uma rede que tem por objetivo ampliar o debate sobre agricultura familiar no âmbito do Mercosul.

Segundo o ministro Miguel Rosseto, a Rede de Agricultura Familiar no Âmbito do Mercosul (Reaf) envolve os governos e os movimentos sociais num esforço para enfrentar "o desafio gigantesco de pensar um padrão de integração verdadeira dentro de um projeto de integração chamado Mercosul".

De acordo com Rosseto, a Reaf organiza uma agenda voltada para a agricultura familiar e para trabalhadores rurais que compartilham a experiência da pequena produção rural dos países do Mercosul.

"Para nós é uma experiência extremamente importante, que envolve especialmente os nossos companheiros e companheiras do Uruguai, Brasil, Argentina e Paraguai. É nosso objetivo expandir essa relação, a partir da nossa experiência, para uma plataforma de organização, através daquilo que nós estamos aprendendo, para o âmbito da América do Sul", destacou.

Rosseto participou do lançamento de quatro publicações do ministério sobre a política agrária no Brasil, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (Cepuc): Gênero, Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Mercosul; Assentamentos em Debate; Impactos do Pronaf; Proposições Legislativas sobre Desenvolvimento Rural.

Segundo o ministro, os livros têm o objetivo de trazer à reflexão as questões relacionadas à política agrária no Brasil. "Esses livros são um esforço para melhor compreender essa realidade", explicou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo