A Casa Andrade Muricy recebe na segunda-feira (05) o projeto Rede Nacional Artes Visuais, da Fundação Nacional de Arte (Funarte). O projeto vai até o dia 09, com a realização de oficinas e palestras. Implantado no ano passado, o programa tem o objetivo de circular módulos itinerantes formado por artistas, críticos de arte, professores, pesquisadores, comunicadores e técnicos, que percorrem o País realizando atividades de criação, palestras e debates. A Rede está inserida na orientação do Ministério da Cultura de ampliar e democratizar o acesso às artes, por meio de parcerias locais com secretarias de cultura, museus, universidades e fundações culturais.

continua após a publicidade

Em 2004 as atividades totalizaram cerca de três mil participantes de 27 cidades. Neste ano, cidades como Goiânia (GO), Manaus (AM), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) já foram percorridas pelo projeto, e ainda estão previstas Maceió (AL), Boa Vista (PR), Rondonópolis (MS), Vitória (ES), Natal (RN), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Tubarão (SC), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberaba (MG).

Ao longo de sua trajetória, a Rede Nacional Artes Visuais tem realizado um importante e amplo diagnóstico da arte brasileira contemporânea e uma documentação, em sistema digital, das imagens produzidas neste percurso, que serão utilizadas como banco de dados e na difusão das artes visuais contemporâneas em nosso país. Além disso, foi criada uma série de produtos complementares, entre os quais uma página na internet (em fase de construção) e um CD-ROM sobre a cronologia da arte brasileira no século XX, distribuído para instituições públicas de todo o Brasil.

continua após a publicidade