As escolas municipais de Curitiba iniciarão as atividades no período de 5 a 12 de fevereiro com 15 mil novos alunos matriculados na pré-escola e no 1º ano do ensino fundamental. O maior movimento de volta às aulas será no dia 6, quando 70 escolas (42% da rede) voltarão a funcionar.
O retorno das atividades tem datas diferenciadas porque as escolas possuem calendários próprios, definidos em parceria com as comunidades. Mas devem ser respeitados os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Até dezembro passado, 106.233 alunos já haviam sido matriculados nas escolas municipais da cidade mas o número deve aumentar. A inscrição de novos alunos ainda é possível. Para tanto é necessário que os pais ou responsáveis pelos alunos compareçam aos núcleos regionais de educação, nas Ruas da Cidadania, no período das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.
A documentação exigida para aqueles que ingressarão no ensino fundamental é a certidão de nascimento original e fotocópia do aluno, documento do pai ou responsável e uma conta de luz. Para alunos transferidos, além dos documentos já citados é necessário apresentar a declaração de transferência ou o histórico escolar.