Após o período de duas semanas de férias, mais de 1,2 milhão de alunos e mais de 55 mil professores da rede estadual de ensino iniciaram, nesta semana, o segundo semestre do ano letivo com inúmeras novidades, tais como participar do projeto Educação com Ciência, previsto para iniciar em agosto. Também alguns estudantes encontraram sua escola ampliada e com mais infra-estrutura porque durante as férias foram realizadas pequenas reformas e pinturas.
Desde o início do ano, a Secretaria Educação promove ações descentralizadas com a finalidade de melhorar o ensino público. Neste ano, muitos benefícios foram ofertados. A primeira medida e pioneira foi a aquisição de 900 mil livros de Português e Matemática, distribuídos aos alunos do ensino médio. A aquisição de inúmeras obras literárias e a retomada dos cursos profissionalizantes são benefícios que atendem a toda comunidade estudantil da rede pública.
Ainda neste semestre chegará às escolas a segunda parte da coleção de obras literárias, num total de 137 títulos, que farão parte das bibliotecas dos estabelecimentos de ensino. Além dos alunos os professores também serão beneficiados, pois está sendo adquirido um acervo com 209 títulos para a composição da biblioteca do professor. Foram títulos selecionados pelos próprios docentes da rede.
O Departamento de Ensino Médio, por intermédio do Programa do Fundo Rotativo ? Recursos Descentralizados para as Escolas Estaduais, está preparando mais uma cota suplementar no valor de R$ 1,7 milhão, que será repassada às escolas para a compra de produtos a serem utilizados nos laboratórios de Física, Química e Biologia. Com isso, estarão garantidas as aulas práticas laboratoriais a 961.847 alunos do ensino fundamental e médio.
Educação com Ciência
Será realizado o I Educação com Ciência, um projeto inovador que irá promover a discussão ética sobre as formas de produção, mostrando que a ciência também pode ser divertida. Com a realização desse projeto estará completo o tripé da Educação, que é Cultura (com o Fera), Esporte (com os Jogos Colegiais) e Ciências.
Para a superintendente da Secretaria da Educação, a professora Yvelise Arco Verde, a expectativa para o segundo semestre é que os alunos aproveitem cada vez mais os benefícios que o ensino público oferece e para garantir a melhoria na qualidade de ensino esse trabalho precisa ser realizado em conjunto, a nossa dedicação depende da dedicação dos próprios alunos?, afirma.