A Rede de Participação Política do Empresariado, movimento lançado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), está desenvolvendo um sistema para monitorar o desempenho dos políticos eleitos em 2006. Será um desdobramento do trabalho iniciado há seis meses, período em que predominaram ações de informação e conscientização política do setor industrial e da sociedade em geral. ?A Rede intensificará suas atividades no sentido de contribuir para a construção de uma cultura em que o empresário e todos os outros cidadãos passem a agir como atores ativos no cenário político?, afirma o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

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A princípio, o sistema de monitoramento pretende captar informações de várias fontes a respeito das ações, atitudes e comportamento dos congressistas. Estas informações serão publicadas no site do movimento (www.redeempresarial.org.br). ?Sabendo o que os políticos estão fazendo, a sociedade poderá intervir na hora certa, fazendo cobranças e chamando atenção para que as atitudes estejam de acordo com o que foi dito no período de campanhas?, observa Rocha Loures.

Simultaneamente, o movimento dará seqüência às atividades voltadas à conscientização política ? já que este foi o principal tema desde a criação da Rede. Para tanto, está prevista a realização, entre novembro deste ano e março de 2007, do curso básico de formação política, numa parceria entre a Rede e a Universidade do Norte do Paraná (Unopar), utilizando o sistema de ensino à distância.

Ações

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Várias ações foram desenvolvidas nos seis meses de existência da Rede. Destaque para o Guia do Voto Responsável, que provocou reflexões e abriu discussões a respeito da importância de ser consciente. A versão on line, no site do movimento, foi amplamente difundida por meio da internet. Simultaneamente, foram impressas e distribuídas 210 mil unidades entre empresas, escolas, bibliotecas, movimentos religiosos, representações sociais e a todos os interessados ? de diversas regiões do Brasil.

Foi produzido, também, o Teste do Voto, disponibilizado virtualmente e em edição impressa, para o eleitor verificar seu nível de preparo para uma escolha consciente. E, entre outras atividades, a Rede elaborou a Agenda Estratégica para o Brasil e Compromisso do Candidato ? este assinado por dezenas de políticos que pleiteavam vagas na Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional, se comprometendo a, se eleitos fossem, guiarem-se pela ética e defenderem causas de interesse coletivo.

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Atualmente a Rede possui cadastrados em 23 estados brasileiros. Os acessos ao site ? principal instrumento de difusão ? têm aumentado em mais de 2 mil a cada mês. A participação nos diálogos que apresentam temas para comentários amplia-se semanalmente.

?Tudo isso confere à Rede de Participação Política a sensação de dever cumprido?, comenta o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. Ao mesmo tempo, segundo ele, ?há a certeza de que este é apenas o início de um trabalho que vai continuar e pretende reunir cada vez mais forças para ganhar em representatividade e, deste modo, servir de instrumento para o empresário e a sociedade influírem como devem na gestão da coisa pública?. A Rede, observa Rocha Loures, quer contribuir para a construção de uma nova história do país. ?Um país que está numa ordem democrática, mas que precisa aprimorar seus processos?, conclui.