Brasília – A Rede de Educação Cidadã Talher Nacional, um programa da Assessoria Especial da Presidência da República para ajudar pessoas carentes a desenvolverem projetos com o objetivo de gerar trabalho e renda, vai realizar 2.024 oficinas em todo o país. A iniciativa tornará possível a formação de núcleos com o objetivo de gerar trabalho e renda em comunidades carentes.
O Talher Nacional, que já foi implantado em todo o país, trabalha em parceria com movimentos populares. "É um trabalho de articulação com os diversos movimentos sociais da sociedade civil organizada", explicou a coordenadora-geral da rede, Andréa David. Segundo ela, a Rede de Educação Cidadã desenvolve ações junto a famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, iniciando um processo de formação e organização da comunidade para facilitar a elas o acesso a políticas públicas, elevando o nível de consciência física, de participação cidadã e de auto-estima.
Jovens carentes da periferia de Brasília que estavam desempregados receberam o apoio do programa Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho, e da Rede de Educação Cidadã ? Talher Nacional. Depois de receber orientação, eles decidiram se juntar para formar um grupo de animação de festas, o Grande Circo Lona Furada.
Oséias Alves da Silva, de 22 anos, é um dos participantes do grupo. Ele conta que, com a formação do grupo, todos conseguiram trabalho e estão ganhando dinheiro com a pequena empresa de animação. "Estava todo mundo sem dinheiro e desempregado. Decidimos fazer a inscrição no programa Primeiro Emprego e na Rede de Educação Cidadã Talher Nacional, fomos selecionados, fizemos um curso e recebemos orientação sobre como se comportar numa entrevista para obter emprego", disse Oséias.
Ele e os companheiros participaram também de uma oficina da Rede de Educação Cidadã sobre animação de festas e eventos e técnicas de venda. "Hoje estamos conseguindo ganhar cerca de R$ 1.200 por mês e dividimos esse dinheiro entre os quatro integrantes do grupo. Para quem estava sem nenhuma perspectiva de trabalhar e ganhar dinheiro, hoje estamos satisfeitos com o nosso empreendimento", disse Oséias.
As pessoas interessadas em entrar em contato com a Rede de Educação Cidadã Talher Nacional podem ligar para o telefone (61) 3310-9510.