Será anunciada oficialmente hoje (12) noite, em Curitiba, a realização nos dias 15, 16 e 17 de julho do Fórum Social do Mercosul. O evento está sendo preparado pela Rede de Assuntos de Curitiba e pretende reunir na capital do Paraná os principais governantes populares da América do Sul e representantes dos movimentos sociais das Américas.

continua após a publicidade

Segundo o coordenador da rede, Doático Santos, o objetivo é trazer para a discussão com a sociedade os principais temas de interesse dos países do Mercosul e mostrar as experiências bem-sucedidas de governos populares. O encontro e uma série de outros eventos buscam mostrar que Curitiba está preparada para sediar o Fórum Social Mundial, em 2009. A escolha será feita por um conselho internacional no segundo semestre deste ano, em Paris.

"O Brasil é um forte candidato e Curitiba é uma das opções viáveis, por isso está se preparando para receber o evento mundial", afirma Doático. Ele adiantou que em 2008, em data a ser ainda agendada, deve ser realizado na capital paranense o Fórum Social Brasileiro.

Na plenária de hoje, outro assunto a ser tratado será o Plano de Regularização Fundiária para Curitiba. De acordo com o coordenador da rede de entidades civis, são 120 áreas ocupadas por 80 mil famílias que precisam ter suas situações regularizadas.

continua após a publicidade

Em março, será realizada a Conferência Municipal de Regularização Fundiária e um dos projetos selecionados pelo Ministério das Cidades para ser regularizado ainda este ano é o da Vila Formosa de Curitiba, que está recebendo R$ 52 milhões de investimentos.