Rede contra o tráfico de drogas deve reduzir morte entre jovens

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, anunciou, na manhã desta terça-feira (05) a formação de uma rede de delegacias especializadas no combate ao tráfico de drogas. Além da Delegacia Antitóxicos (Datox) de Curitiba, também receberão unidades semelhantes Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco, Londrina e Maringá. Assim, Delazari quer fazer um cerco aos grandes traficantes, prendendo criminosos e apreendendo grandes quantidades de droga. O anúncio foi feito durante a apresentação de Delazari, na Escola de Governo, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.

O governador Roberto Requião afirmou que é preocupante as mortes de jovens entre 16 e 25 anos envolvidos com o tráfico. ?No embate das quadrilhas, os jovens são eliminados em grande número. O tráfico é um grande problema e temos que atingir os grandes distribuidores, os grandes chefes?, declarou.

?Estamos declarando guerra ao tráfico de drogas que, hoje, é responsável pela maioria dos crimes registrados no Paraná. Combater o tráfico é, com certeza, reduzir os índices de criminalidade?, explicou Delazari.

Segundo o secretário, a rede formada terá um banco de dados centralizado com diversas informações captadas em delegacias e também no Departamento Penitenciário. A rede será integrada com as polícias Federal, Rodoviária Federal e também com a PM. Além disso, os policiais das Datox em todo o Paraná terão ?carta branca? para atuar em todo o território estadual, sem jurisdição fixa.

Além da instalação das novas delegacias, a Datox de Curitiba será ampliada. Toda a rede será coordenada pela Divisão de Narcóticos (Dinarc) com gerenciamento direto do próprio secretário da Segurança. ?De acordo com dados do geoprocessamento, cerca de 21% dos homicídios registrados em Curitiba, em 2005, aconteceram num raio de até 300 metros das ocorrências envolvendo uso ou tráfico de drogas. Da mesma maneira, 35% dos registros de lesão corporal aconteceram neste raio de até 300 metros das ocorrências de uso ou tráfico. Isto é prova cabal de que precisamos combater os grandes traficantes para diminuir os índices de criminalidade no Estado?, explicou o secretário.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo