O governo do Paraná entrega nas próximas semanas a recuperação de mais 215 quilômetros de rodovias no Noroeste do Estado. Estão em fase final os trabalhos na ligação entre Maringá e Francisco Alves (PR-323 e PRT-272). A via, uma das mais importantes da região, está sendo totalmente renovada com investimentos de R$ 21 milhões.
De acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a frente de obras se aproxima rapidamente do município de Francisco Alves. O que representa, segundo o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, a última de quatro etapas de realização das obras.
?Em um primeiro momento, foram recuperados os 59 quilômetros entre Maringá e Cianorte. Na seqüência avançamos nos 81 quilômetros de Cianorte a Umuarama, seguimos nos 58 quilômetros até Iporã. E, finalmente, entramos com as frentes de trabalho nos cerca de 17 quilômetros de Iporã até Francisco Alves?, detalhou.
Benefícios – Tizzot ressaltou que devem ser beneficiados diretamente mais de 13 municípios produtores localizados ao longo e nas proximidades da via que faz a ligação entre regiões Norte e Oeste do Paraná.
?A recuperação favorece, mais do que nunca, as atividades econômicas dessas cidades e de toda a região Noroeste, como o transporte da produção e de matérias primas?, explicou. ?É a principal ligação para os veículos que vêm da divisa com o Mato Grosso do Sul na região de Guaíra com as cercanias de Maringá. É uma via estratégica para a economia paranaense?.
Entre os principais municípios beneficiados, além de Maringá e Francisco Alves destacam-se: Umuarama, Paiçandu, Doutor Camargo, Jussara, Cianorte, Cruzeiro do Oeste e Perobal. ?Estradas em bom estado de conservação fortalecem as economias locais. O comércio entre essas cidades será impulsionado com a rodovia recuperada?, ressalta o secretário.