A Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) informou, nesta quinta-feira (18), que, desde o início da Operação Viva o Verão até o último dia 15, já foram recolhidas mais de 5,8 mil toneladas de lixo domiciliar no litoral paranaense. Se comparado ao volume recolhido no mesmo período no ano passado (5,3 mil toneladas), houve acréscimo de 10% no volume de lixo produzido pelos veranistas e coletado pelo governo do estado.
O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, disse que o volume de lixo produzido entre os dias 19 de dezembro e 15 de janeiro é proporcional ao de uma população de aproximadamente 400 mil pessoas todos os dias no litoral. ?O aumento do volume do lixo gerado e recolhido demonstra aumento no fluxo de veranistas que foram ao litoral do Paraná nesta temporada. Até o momento não tivemos qualquer reclamação sobre o trabalho de recolhimento e estamos reforçando os horários dos caminhões de coleta para que a população fique atenta?, declarou Rasca.
O governo assumiu a coleta de lixo durante a temporada nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Ilha do Mel. Para a Ilha do Mel foram contratados 25 agentes ambientais que estão reforçando o recolhimento nas praias de Brasília e Encantadas. Em Antonina e Morretes a Secretaria do Meio Ambiente apóia as prefeituras com um caminhão para cada município. Nos municípios, 47 caminhões estão nas ruas recolhendo o lixo diariamente nas regiões centrais e, nos bairros mais afastados, a coleta é feita em dias alternados (dia sim – dia não).
O presidente da Suderhsa, Darcy Deitos, explicou que o aumento do número de turistas foi previsto no planejamento dos trabalhos. ?Além disso, fazemos aferições semanais com as empresas responsáveis pelo trabalho, para evitar contratempos?, disse. Segundo ele, o planejamento também está sendo feito para o carnaval, ?para que tenhamos o mesmo resultado positivo?.
Desde o início da operação foram recolhidas 1,773 mil tonelada de lixo comum em Pontal do Paraná, 2,114 mil toneladas em Matinhos, 1,862 mil em Guaratuba e 85,6 toneladas na Ilha do Mel ? totalizando mais de 5,8 mil toneladas coletadas. O diretor de Saneamento Ambiental da Suderhsa, Jorge Callado, acrescentou que diariamente são recolhidas, em média, 208 toneladas de lixo comum nestes municípios.
Estrutura
O governo do Estado investiu cerca de R$ 4,7 milhões para garantir a coleta de lixo no litoral durante a temporada de verão. A contratação da empresa responsável pelo recolhimento de lixo foi feita por meio de pregão eletrônico já em novembro.
Todo trabalho está sendo executado por mais de 400 pessoas, entre apoio técnico e operacional, contratados pela Suderhsa para promover a coleta de lixo nos seis municípios do litoral. Dos 47 caminhões que estão nas ruas para recolher o lixo, 24 caminhões são compactadores ? que fazem a coleta nas residências, 20 caminhões fazem o suporte da limpeza e varrição das vias públicas e praias e outros três caminhões-baú são responsáveis pela coleta de materiais recicláveis.
O IAP destacou ainda que outras 30 toneladas de lixo reciclável está sendo gerado todos os dias no litoral. O Programa ?Nossa Praia é limpeza?, está promovendo a coleta de lixo reciclável com apoio de dois caminhões e 581 agentes ambientais (catadores) em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba.
O Programa está apoiando as Associações de catadores do litoral, que recebe todo o lixo recolhido no comércio pelos caminhões além do que é trazido pelos catadores. ?Estamos ainda auxiliando as associações na venda do lixo reciclável para que os catadores garantam o melhor preço de mercado para seu produto?, garantiu a coordenadora do Programa pelo IAP, Adriana Ferreira.