Rio (AE) – A Receita Federal quer incentivar o contato eletrônico (via internet) com os contribuintes, para reduzir seus custos operacionais. A idéia é que trabalhadores e empresas possam ter acesso direto a informações como dados e andamento de processos administrativos via e-mail, reduzindo os gastos com papel e pessoal para o atendimento.
A medida está sendo regulamentada pelo governo, segundo o secretário da Receita, Jorge Rachid. Para ter acesso aos dados o contribuinte terá que fazer uma certificação digital, uma espécie de documento eletrônico, que garante à Receita certeza de quem está acessando os dados.
Atualmente, apenas cerca de 50 mil contribuintes, a maioria formada por pessoas jurídicas, têm a certificação digital, que é feita por órgãos como o Serpro, a Serasa e a empresa Certsign. Na semana passada, a receita assinou um convênio com o Banco do Brasil, que vai permitir a emissão de uma espécie de CPF eletrônico.
A certificação hoje custa em torno de R$ 200, disse o secretário. Ele acredita, porém, que o aumento no número de emissores deve contribuir para baratear o processo.