O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2005, ano-base 2004, termina sexta-feira (29). Até as 17h30 de hoje, haviam sido entregues 15,2 milhões de declarações. A Receita espera, no entanto, que 20 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo. Somente ontem, 1,3 milhão de contribuintes enviaram a declaração. Por hora, a Receita tem recebido uma média de 125 mil declarações.
A entrega pode ser feita pela internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo telefone (030078300) até as 20 horas de sexta-feira (horário de Brasília). As declarações feitas em disquete ou em formulário de papel podem ser entregues até o horário de fechamento dos bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e dos Correios.
O contribuinte que ultrapassar a data limite estará sujeito a multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido. Deve prestar contas o contribuinte que obteve rendimentos sujeitos a tributação superiores a R$ 12.696 no ano passado.
A Receita Federal recomenda que as declarações não sejam entregues nas últimas horas devido ao risco de congestionamento no sistema de recepção dos dados.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)