Em todo o país, a Receita Federal recebeu 13,2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (ano-base 2005), o equivalente a 60% do total esperado até sexta-feira (28), quando termina o prazo.
No Paraná, foram entregues 950 mil declarações de um total estimado de 1,4 milhão. Segundo o superintendente da Receita Federal no Paraná, Luiz Bernardi, os cerca de 450 mil contribuintes que ainda não prestaram contas ao fisco estão dentro da previsão e o percentual equivale ao registrado no ano passado.
Para Bernardi, um dos maiores riscos de fazer a declaração na última hora é cometer erros nas informações prestadas e, em conseqüência, cair na malha fina. O superintende descarta a possibilidade de congestionamento na página da Receita Federal até o final do prazo para a entrega das declarações. Ele lembrou que há dois anos esse problema não se verifica, devido às atualizações no sistema de informática da Receita Federal.
Segundo Bernardi, os contribuintes que ainda têm dúvidas quando ao preenchimento correto da declaração podem procurar o plantão da Receita, na própria sede do órgão, em Curitiba, das 9 às 16 horas ou no endereço www.receita.fazenda.gov.br, onde estão disponíveis todas as instruções de preenchimento.
Outra alternativa é ReceitaFone 03007890300. A chamada é tarifada em R$ 0,04 por minuto para ligações feitas de telefones fixos e R$ 0,40 por minuto para ligações feitas de telefones celulares.