Receita recebeu 59 milhões de declarações de isentos do Imposto de Renda

Brasília – Dados preliminares da Secretaria da Receita Federal, mostram que 59 milhões de brasileiros fizeram a Declaração de Isento deste ano, relativa a rendimentos tributáveis de até R$ 12,696 mil no ano-base 2004. Os números foram divulgados hoje (1º) pelo supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

A expectativa era de que 60 milhões de brasileiros prestassem contas dentro do prazo, que terminou ontem. Os números finais serão divulgados nos próximos dias, mas o supervisor afirmou que a variação nos números deverá ser pequena, uma vez que a maior parte das declarações já foi contabilizada.

Quem perdeu o prazo de entrega da declaração pode regularizar a situação no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios e é uma cobrada uma taxa de R$ 4,50. Vale lembrar que, ao deixar de declarar por um ano, o contribuinte tem o CPF colocado na condição "pendente de regularização". Caso deixe de entregar a declaração por dois anos, a Receita suspende o uso do CPF, e o contribuinte fica sujeito a penalidades da lei, como não poder tirar documentos, nem receber benefícios da Previdência. Também não poderá participar de concursos públicos, nem votar ou ser votado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo