Receita inicia “Operação Catuaba” em 9 estados do Nordeste

Depois de uma investigação de três anos, a Receita Federal deflagrou na madrugada de hoje, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público, uma mega operação de caça a sonegadores do setor de bebidas na região Nordeste. Batizada de “Catuaba”, a operação de busca, apreensão de documentos e prisões se estende a nove Estados: Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco Alagoas e Goiás. Cerca de 300 policiais federais e 50 fiscais da Receita Federal estão envolvidos na operação que abrange ao todo 32 municípios desses 9 Estados.

Segundo a Receita, a 4ª Vara da Justiça Federal em Campina Grande determinou o cumprimento de mandado de prisão de 83 pessoas envolvidas, entre elas, sócios e funcionários desses empresas, além de “laranjas”, servidores públicos e funcionários de bancos. A Justiça Federal também determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de todos os envolvidos.

Os fiscais da Receita e os policiais federais vão apreender as bebidas encontradas sem selo de controle do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) ou selos falsos. As investigações começaram em 2001, quando os fiscais da Receita apreenderam uma grande quantidade de bebidas sem selos de controle ou falsos em diversos estabelecimentos atacadistas e varejistas de Pernambuco, Bahia e Maranhão.

As investigações foram aprofundadas e o depois o esquema de sonegação foi desvendado com o apoio do serviço de inteligência da Receita Federal, da Polícia Federal e da Procuradoria da República no Estado da Paraíba

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo