A Receita Federal lançou nesta quinta-feira a nota fiscal eletrônica, que é o primeiro passo para acabar com o papel no relacionamento entre o Fisco e os contribuintes. A nota eletrônica será utilizada nas operações entre empresas e faz parte do projeto da Receita de substituição da emissão de livros e contábeis e fiscais em papel por documentos eletrônicos com certificação digital.
Considerado um dos programas mais importantes da Receita nos últimos anos, o projeto será iniciado, no próximo dia 4, em caráter piloto nos Estados de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Maranhão com a participação de 19 grandes empresas.
Segundo a Receita, o projeto pretende acabar com a papelada emitida hoje e dessa forma reduzir os custos operações para as empresas. O objetivo maior, no entanto, é ampliar o controle do Fisco sobre a sonegação fiscal. Em vez de papel, as notas fiscais de mercadorias trocadas entre as empresas serão registradas via computador.
O lançamento oficial da nota fiscal foi feito hoje, em São Paulo pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e os secretários de Fazenda dos Estados que participarão do projeto piloto. A partir do mês de abril, a Receita disponibilizará o Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica, que vai registrar e controlar a emissão da nota fiscal eletrônica.