Receita Federal alerta sobre tentativa de golpe pela internet

A suspensão de quase 6,5 milhões de CPFs pendentes de regularização na Receita Federal está motivando a atuação de quadrilhas, que enviam e-mail falsos, tentando induzir o contribuinte a prestar informações confidenciais, como fiscais e bancárias. Os criminosos se identificam como sendo da Secretaria da Receita Federal (SRF) e convocam o usuário a regularizar eventuais pendências do CPF. A mensagem leva os timbres do governo Federal, do Ministério da Fazenda e da Receita Federal.

Em face disso a Receita Federal alerta os contribuintes para o risco de abrirem as falsas mensagens e reitera que não envia em hipótese laguma mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte.

A Receita adverte que o contribuinte não deve responder a qualquer mensagem dessa natureza, sob risco de estar repassando aos fraudadores dados pessoais, fiscais e bancários. Desta forma, faz as seguintes recomendações sobre o assunto:

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem ao órgão;

3. excluir imediatamente a mensagem.

O contribuinte pode obter mais esclarecimentos sobre essa tentativa de golpe nas unidades da Receita ou pela internet (www.receita.fazenda.gov.br).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo