Diante do crescente aumento dos serviços oferecidos no site da Secretaria da Fazenda do Paraná, desde a implantação da Agência de Rendas Internet (AR.internet) – área de acesso restrito a sócios e contabilistas -, a Receita Estadual decidiu ampliar o horário de atendimento do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), implantado em julho de 2002.

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O SAC presta atendimento nos telefones (41) 3350-5009 (Curitiba e região) e 0800 411528 (demais localidades). A partir de 1º de setembro (quinta-feira), passará a atender no horário das 7 às 19 horas. Atualmente, o serviço só inicia às 8 horas e, como há uma grande demanda antes, a Receita decidiu pela mudança do horário.

O atendimento compreende orientação de procedimentos, navegação no site da Secretaria da Fazenda, utilização da AR.internet e suporte aos softwares disponibilizados pela Receita Estadual.

No ano da inauguração, a quantidade de ligações mensais realizadas para o SAC era de 3 mil. Atualmente, com uma equipe formada por 12 atendentes, o SAC atende uma média mensal de 11 mil ligações, das quais 93% são resolvidas imediatamente e 7% resultam em registros de ocorrências que, em razão do assunto, são encaminhadas por meio eletrônico aos auditores fiscais.

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As ocorrências são respondidas num prazo máximo de 48 horas, sendo que, na maior parte dos casos, os auditores esclarecem as dúvidas em menos de 24 horas. Posteriormente, o SAC, por amostragem, liga para o contribuinte para verificar se a dúvida foi esclarecida. É o controle de qualidade no atendimento da Receita Estadual.

Os assuntos com maior demanda são: débitos e parcelamentos do IPVA, alterações cadastrais, solicitação de AIDF, Inscrição Estadual e Baixa Simplificada, AR.internet e sítio da Secretaria da Fazenda, Certidão Negativa de Débitos, Legislação Tributária e Programa da GIA/ICMS

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