A Receita Federal começa a receber a partir de hoje pela internet a declaração do Imposto de Renda de 2003. Começa a valer na declaração deste ano a tabela corrigida em 17,5% de isenções e deduções no imposto de renda, o que diminui o imposto pago em relação ao ano passado.
Declarar pela internet continua sendo a forma mais fácil de declarar, seja no modelo completo ou no simplificado. Além disso, quanto mais cedo entregar, mais cedo o contribuinte receberá a restituição (se tiver direito).
A Receita recomenda aos contribuintes que comecem a preparar a papelada. Os contribuintes terão oito semanas pela frente para fazer as declarações do Imposto de Renda. Como nos anos anteriores, o prazo final é 30 de abril.
Neste ano, a Receita espera receber cerca de 19 milhões de declarações -número 15% maior do que os 16,5 milhões de 2002.
Quem ainda preferir usar o tradicional formulário impresso precisará aguardar mais algumas semanas _provavelmente até o começo de abril_, quando eles estarão disponíveis nas unidades da Receita.
As declarações pelo sistema on-line (pela internet, no site da Receita, mas sem necessidade de uso de programa de computador) e pelo telefone também deverão estar disponíveis somente nos próximos dias.
Somente poderá fazer a declaração on-line ou pelo telefone o contribuinte que satisfizer, cumulativamente, algumas condições: teve a posse ou a propriedade de bens e direitos no valor de até R$ 20.000 em 31 de dezembro de 2002 e opte pelo desconto-padrão de 20%, limitado a R$ 9.400.
Não poderá fazer a declaração on-line ou pelo telefone o contribuinte que passou à condição de residente no país em 2002 e aquele que declara em conjunto com dependentes que tenham rendimentos próprios. Motivo: nessas duas formas de declaração não há campos para incluir o CPF dos dependentes.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna