Brasília – A Receita Federal começou a implantar o Sistema de Certificação Digital no país. Para isso, foram assinados hoje (23) protocolos de cooperação com 19 empresas públicas e privadas que vão implementá-lo. Entre as empresas que vão participar do projeto estão o Banco do Brasil e a Petrobras.

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O sistema vai passar para meios eletrônicos, como computadores e CDs, documentos que são usados nessas empresas, como notas fiscais e escrituras. Segundo a Receita, o Sistema de Certificação Digital deverá estar em pleno funcionamento nas empresas em janeiro de 2007.

Segundo o secretário da Receita, Jorge Rachid, o objetivo é diminuir custos para a administração pública. "O principal é a redução de custos para a máquina administrativa e para a administração pública, porque só o fato de não precisar guardar documentos é um processo que já está se eliminando. Além disso, trazer redução de custos administrativos para as empresas.", afirmou.

Rachid disse ainda que, em agosto, o sistema estará em operação nas 19 empresas. Nessa data, começará a funcionar sistema publico de escrituração digital que será composto por uma contabilidade digital, uma escrituração fiscal digital e uma nota fiscal eletrônica – que já foi lançada nos estados.

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De acordo com o secretário, o objetivo do sistema é uniformizar e racionalizar processos para a administração pública tributária. "Esse é um trabalho que está envolvendo as secretarias da Receita estaduais e municipais", explicou.