O recapeamento da Travessa Nestor de Castro terminou na noite desta quinta-feira (26), encerrando as obras de pavimentação da área do projeto Marco Zero. A revitalização de seis ruas no entorno da Praça Tiradentes foi feita em tempo recorde.
O trabalho de cobertura dos nove mil metros quadrados de ruas que normalmente seria feito em 75 dias, levou apenas duas semanas para ficar pronto. "Atendemos a determinação do prefeito Beto Richa de fazer um trabalho rápido e de qualidade para melhorar a região mais central da cidade", afirmou o diretor de pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.
As obras começaram pela rua Prefeito João Moreira Garcez, entre a Tobias de Macedo e a Praça Generoso Marques, e pela via lateral da praça Generoso Marques entre a Tobias de Macedo e a Praça Tiradentes. Seguiram pela rua Cândido de Leão, entre a Alameda Dr. Muricy e Avenida Marechal Floriano Peixoto, e depois pela Dr. Muricy, entre Saldanha Marinho e XV de Novembro, e Cruz Machado, entre a Alameda Muricy e a Praça Tiradentes. A etapa final foi a Travessa Nestor de Castro, da Barão do Serro Azul até a rua do Rosário.
Com exceção desta última travessa, em todas as ruas foi aplicada a massa quente chamada CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente). Na Nestor de Castro foi utilizado o "asfalto emborrachado", elaborado com um tipo de polímero para melhorar a durabilidade e a resistência do material. Nesta rua passam 30 linhas de ônibus, e o tráfego chega a 145 veículos do transporte coletivo por hora nos horários de pico. O uso de novos materiais e tecnologias mais modernas tem sido uma prioridade do prefeito Beto Richa para melhorar a qualidade da pavimentação da cidade.
O total de investimentos na obra foi de R$ 550 mil. O recapeamento contou com o apoio da Diretran que destacou agentes para manter as condições de circulação nos pontos de bloqueio parcial de tráfego. O trabalho da Diretran continua na próxima semana, quando as ruas começam a receber a pintura de faixas.