O recapeamento do asfalto da travessa Nestor de Castro, ao lado da Catedral de Curitiba, começa nesta segunda-feira (23). A obra nesta rua faz parte do projeto da Prefeitura de Curitiba chamado "Marco Zero", de revitalização da área central da cidade. A travessa vai receber um novo tipo de asfalto emborrachado, um material mais resistente e durável, para agüentar o tráfego intenso das 35 linhas de ônibus que passam pelo local.

continua após a publicidade

Vinte destas linhas de ônibus têm ponto de parada no trecho em obras. São linhas que atendem principalmente a região de Santa Felicidade, Bom Retiro e Pilarzinho. Os passageiros não precisam mudar de caminho, pois, na maior parte do tempo da obra, a parada dos ônibus será feita normalmente nos locais de sempre. O recapeamento é feito em pequenos trechos, sempre em meia-pista, e a rua vai sendo liberada gradativamente.

Nos momentos em que as máquinas estiverem trabalhando bem ao lado da calçada dos pontos de ônibus, o embarque e desembarque dos passageiros vai ser feito poucos metros adiante, na Barão do Serro Azul – por onde os ônibus passam antes de dar a volta na praça Tiradentes e voltar pela Nestor de Castro. Nos dois locais haverá equipes da fiscalização da Urbs para orientar os passageiros e os motoristas.

As obras na travessa devem terminar na próxima semana. O motorista que usa este caminho não precisa mudar o itinerário, porque o bloqueio de trânsito é parcial. Mas com o estreitamento da passagem de carros, é recomendável sair de casa com antecedência para não ser surpreendido pelos eventuais momentos de lentidão.

continua após a publicidade

Já passaram pelas obras de recapeamento asfáltico do "Marco Zero" as ruas Prefeito João Moreira Garcez, a via lateral da Praça Generoso Marques, a rua Cândido Lopes, alameda Dr. Muricy e a rua Cruz Machado.