O governo deve editar, até a próxima semana, uma nova medida provisória concedendo reajuste de 5% nos benefícios dos aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS).

continua após a publicidade

Desde abril deste ano, a MP 291/06 concede esse mesmo reajuste aos aposentados. O problema é que a falta de acordo entre a base governista e a oposição impede a votação da matéria na Câmara, e a MP perde a validade no próximo dia 10. Ou seja: será necessário editar uma nova MP para que os aposentados não fiquem sem o aumento.

Índices

Nesta quarta-feira, mais uma vez não houve acordo no Plenário para votar a matéria. A oposição quer um reajuste de 16,67% ? mesmo índice de aumento do salário mínimo ?, mas o governo alega que não há recursos na Previdência para bancar esse valor.

Como a MP 291/07 é a primeira das sete medidas provisórias que trancam a pauta, nenhuma outra matéria foi votada durante o esforço concentrado desta semana . O próximo período de esforço concentrado acontecerá em setembro.

continua após a publicidade