O número de infrações de trânsito por excesso de velocidade registrados nos radares de Curitiba foi reduzido a menos da metade durante este ano por conta da sinalização dos equipamentos de fiscalização eletrônica. O compromisso assumido pelo prefeito Beto Richa de sinalizar os 110 radares da cidade foi cumprido ao longo do primeiro trimestre do ano. O efeito sobre o comportamento do motorista foi claro: em janeiro tinham sido registradas 38.223 infrações, e em novembro já tinha chegado a 16.906, numa redução de 56%.
?A grande maioria dos nossos motoristas respeita as leis de trânsito, por isso defendemos uma fiscalização honesta e um controle transparente do trânsito. Os equipamentos têm que servir para educar, e não para arrecadar?, afirmou o prefeito.
No começo de fevereiro o prefeito determinou que os equipamentos de fiscalização eletrônica tivessem um reforço das placas e das pinturas no asfalto que avisam sobre a existência dos radares em 110 pontos da cidade.
Os postes metálicos dos equipamentos foram pintados de verde-limão. A mesma cor foi utilizada em três faixas paralelas pintadas a 300 metros de cada radar. Todos os equipamentos ganharam placas mais claras, com a mensagem ?Segurança 60 km/h ? esta via é monitorada por radar?. A sinalização já existente ? pórticos com o aviso de radar e pintura no asfalto da velocidade máxima permitida ? foi mantida. E seis radares considerados ?arapucas?, porque estavam escondidos atrás de grandes postes de energia ou de árvores, foram relocados para posições mais visíveis.