Presente na posse do novo ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Miguel Jorge, o secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, firmou em Brasília um acordo com o governo federal para a implantação de um novo mecanismo para ampliar as exportações do Paraná: o Radar do Estado.
Ferramenta de inteligência comercial, o radar vai facilitar a inserção de produtos paranaenses em mercados com grande potencial para negócios. ?Aliado aos outros programas federais, como o Vitrine do Exportador e o Portal do Exportador, o Radar do Estado vai colocar o Paraná em contato direto com mais de 50 países?, explica o secretário. ?São regiões que representam mais de 93% do comércio mundial e o Paraná será um Estado precursor?, acrescenta.
Na visita às autoridades federais em Brasília, o secretário também se encontrou com presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex-Brasil), Juan Quirós. ?O governo do Paraná está valorizando suas vocações regionais produtivas e um dos nossos pactos com o governo federal é a da aposta cada vez maior na área de produtos orgânicos?, destacou Moreira Filho.
Tecnologia – O governo do Paraná também acertou com o Ministério das Relações Exteriores a realização de um novo programa para a atração de investimentos estrangeiros. O Sistema de Promoção de Investimento e Transferência de Tecnologia para Empresas (Sipri) vai incentivar o estabelecimento de parcerias entre empresas paranaenses e estrangeiras que possibilitem a entrada de tecnologia de ponta para o Paraná.
Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, o sistema funciona em todo o Brasil por meio de um conjunto de 55 instituições, denominadas pontos focais. ?São instituições que divulgam inúmeras oportunidades de investimentos e o Paraná passa a ser agora mais um grande beneficiado?, destaca o secretário.