Rachid discute com deputados mecanismos para rejeição da MP 232

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, está reunido, neste momento, com o líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o relator da Medida Provisória 232, Carlito Merss (PT-SC), e líderes da base aliada. Eles discutem mecanismos para rejeição da medida e para elaboração do projeto de lei que vai tratar dos dispositivos da MP – correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e aumento da carga tributária.

Daqui a pouco, o plenário da Câmara retoma a votação de requerimento do PSDB para que MP 232 seja votada em dois blocos: o primeiro, corrigindo a tabela do IRPF em 10%, e o segundo, tratando dos dispositivos da carga tributária. Os oposicionistas pretendem aprovar apenas a parte da correção do imposto, enquando os governistas trabalham com a hipótese de rejeitar toda a MP.

Ao chegar à reunião, o relator Carlito Merss disse que já tem pronta a minuta de um projeto com os pontos acordados sobre a MP, que poderá servir de base para o projeto que o Executivo pretende encaminhar rapidamente ao Congresso Nacional, caso a MP seja rejeitada.

Merss condenou a proposta da oposição e lembrou que, se for aprovada só a correção dos 10%, a Receita terá uma arrecadação de R$ 2,5 bilhões a menos em 2005. "E aí vai ter que cortar em investimentos ou contingenciar", disse ele.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo