Quinta-feira (13) é o último dia para parcelar o pagamento de multas emitidas pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). Os autos de infrações cometidas até o dia 31 de dezembro do ano passado podem ser divididos em até seis vezes, com parcelas no valor mínimo de R$ 50.
Cerca de 1.100 proprietários de veículos já tinham feito o pedido de parcelamento de 5 mil multas municipais de trânsito até a última segunda-feira (10). Em 2005 foram parcelados 9 mil autos de infração. No ano anterior foram 11 mil.
A lei que autoriza o parcelamento foi sancionada pelo prefeito Beto Richa em maio passado e deu um prazo de 60 dias para a adesão ao benefício.
O dono do veículo deverá procurar pessoalmente a central de atendimento da Diretran, na rua Benjamin Constant, 157, no Centro, das 8h30 às 17h. Para saber detalhes sobre o parcelamento, o interessado pode visitar a página eletrônica da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br) , clicar no menu "secretarias e órgãos" e selecionar a opção "transporte". Em seguida, deve clicar no botão "parcelamento de multas". Para tirar dúvidas pelo telefone é só discar 156, inclusive nos finais de semana e feriados.
A possibilidade de parcelamento foi criada no ano de 2003, pela lei número 10.674 de autoria do vereador Jairo Marcelino, e permite a divisão do pagamento referente a infrações cometidas até o ano anterior. No ano passado, foram parcelados 9.116 autos de infração. Em 2004 tinham sido parcelados 10.937 autos.
Quem já parcelou multas de anos anteriores e não quitou o pagamento não poderá solicitar novo parcelamento. Motoristas que tenham recursos em andamento também não poderão ser beneficiados. Neste caso, para optar pelo pagamento em parcelas é preciso cancelar os recursos em andamento.