A Copel inaugurou nesta sexta-feira (25) em Quedas do Iguaçu uma nova subestação na tensão de 138 mil volts, que amplia a oferta de energia e melhora a confiabilidade do sistema elétrico na região centro-oeste do Estado. Construída na Estrada Linha Tapuí, no bairro Chácara, a instalação absorveu investimentos diretos da Copel de R$ 8,7 milhões entre obras civis, equipamentos e montagem eletromecânica.

continua após a publicidade

A inauguração foi conduzida pelo diretor de Geração e Transmissão de Energia da estatal, Raul Munhoz Neto, e teve a presença do prefeito municipal de Quedas do Iguaçu, Gelmar João Chmiel, da presidente da Cohapar, Rosangela Curra, e de vereadores e lideranças empresariais e comunitárias do município.

Raul Munhoz Neto lembrou que a entrada em operação da subestação ?atende ao plano estratégico da Copel de contribuir para o desenvolvimento do Paraná e sustentar seu crescimento com energia de qualidade?. Segundo o diretor, a obra de Quedas do Iguaçu foi construída em curto espaço de tempo ? 14 meses ? com a melhor tecnologia existente no setor. ?A subestação dispõe de avançados recursos de automação que permitem a ela ser telecomandada pelo Centro de Operação de Estações de Pato Branco, com absoluta precisão e segurança?, explicou.

A unidade inaugurada pela Copel é equipada com um transformador de 21 MVA (megavolts-ampères) de potência, o suficiente para atender por muitos anos o crescimento do consumo de eletricidade de toda a região de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Três Barras do Paraná, onde há 13 mil unidades consumidoras ligadas atualmente.

continua após a publicidade

Estrategicamente, a obra também promove a integração da região ao anel elétrico de 138 mil volts da Copel que já serve aos municípios do Sudoeste, Oeste e Centro-Oeste paranaense, e do qual fazem parte as subestações Foz do Chopim, Laranjeiras do Sul e Canteiro de Segredo.