Queda na inadimplência pode estar relacionada à expansão do crédito

Brasília – O economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, avalia que a queda de 4,7% na inadimplência dos consumidores – registrada pelo Indicador Serasa de Inadimplência da Pessoa Física ? está relacionada à expansão do crédito consignado e para aposentados e pensionistas. "Uma parte disso tem sido canalizado para pagar débito", afirma.

Solimeo também considera que a estabilidade na taxa de emprego e o aumento da massa salarial têm ajudado a diminuir a inadimplência. "O dado da Serasa de setembro é confirmado pelos nossos dados de outubro, uma vez que os registros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) se mantiveram praticamente estabilizados em relação a setembro".

Ele faz, no entanto, um alerta às pessoas que tomarem crédito para que não se endividem. "Minha preocupação mais para frente é que essas pessoas que estão tomando crédito consignado, estão se endividando por um período muito longo e podem acabar tendo algum problema mais para frente, não com o crédito consignado, que é descontado em folha, mas, para cumprir outros compromissos".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo