Mais de 150 pessoas morreram na queda do avião Airbus A310, na madrugada deste domingo, segundo informou a agencia russa Interfax. A aeronave que transportava 200 passageiros bateu contra um edifício durante a manobra de aterrissagem no aeroporto da cidade russa de Irkutsk, na Sibéria.

continua após a publicidade

Segundo a agência, 35 passageiros e oito tripulantes foram hospitalizados e "os outros ocupantes morreram" na catástrofe. O número de mortos pode aumentar nas próximas horas, já que nove dos ocupantes foram internados em estado grave na unidade de queimados de um hospital local. O Airbus tinha muitas crianças, que descansariam no lago Baical, um dos destinos turísticos mais importantes da Rússia.

O veículo da companhia "Sibir", que fazia a rota entre Moscou e Irkutsk, saiu da pista de aterrissagem logo após tocar o solo às 20h50 de Brasília deste sábado, bateu contra um edifício e pegou fogo. Os feridos tiveram que ser retirados pela parte traseira do aparelho, porque a frente do avião ficou destruída. A caixa-preta do avião foi encontrada entre os destroços e será levada a Moscou para ser avaliada por especialistas, informou o Ministério dos Transportes russo à agência "Interfax".

As autoridades locais criaram um gabinete de crise para investigar a catástrofe, e disponibilizaram uma linha telefônica para atender os parentes das vítimas. A Promotoria local começou um expediente penal segundo o artigo 263 do Código Penal russo sobre "violação das regras de exploração do espaço aéreo". O aeroporto de Irkutsk funciona normalmente e não há atrasos nos vôos, disseram fontes do aeroporto à agência "Interfax".

continua após a publicidade