Quatro vôos devem retirar mais 600 brasileiros do Líbano até quarta-feira (9), sendo três da Força Aérea Brasileira (FAB) e um da empresa BRA Linhas Aéreas. Cento e cinqüenta pessoas já foram levadas para Adana, na Turquia, de onde partirá hoje um avião da FAB.

continua após a publicidade

Pelo cronograma divulgado hoje pelo Ministério das Relações Exteriores, outros vôos da FAB devem trazer mais 70 brasileiros na segunda-feira e 150 na terça. Na quarta, o Boeing 767-300 da BRA deve sair de Damasco com 230 a 250 passageiros. Mas a empresa prevê trazer 280, conforme nota divulgada hoje.

Em entrevista coletiva, o coordenador do apoio aos brasileiros no Líbano, embaixador Everton Vieira Vargas, confirmou que a Petrobras vai passar a fornecer combustível gratuito para a BRA, assim como a FAB e outras empresas aéreas que venham a participar do resgate.

De acordo com o embaixador, foram retirados 2.595 brasileiros do Líbano desde que os ataques israelenses começaram. Desse total, 1.666 voltaram para o Brasil, em aviões da FAB e da TAM, um deles em parceria com a Gol. O restante está na Síria e na Turquia, ou esperando por um assento num vôo ou na esperança de que a situação se normalize para voltar ao Líbano.

continua após a publicidade

Vargas disse não haver estimativas sobre o número de brasileiros nas regiões que são alvos mais freqüentes da artilharia israelense, como o sul do Líbano, o Vale do Bekaa e Beirute. Segundo ele, o embaixador Manoel Gomes Pereira irá para o Líbano neste final de semana, a fim de fazer um levantamento. A idéia também é verificar em que condições estão sendo realizadas as operações de resgate.

continua após a publicidade