Estará hoje em Curitiba, para cumprir extensa agenda de compromissos de campanha, o senador Cristovam Buarque (PDT), candidato à Presidência da República. O dia começa com um café-da-manhã e entrevista coletiva à imprensa e segue em caminhadas pela feirinha do Largo da Ordem e Parque Barigüi, almoço em Santa Felicidade e uma teleconferência para todo o País, na Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter).

continua após a publicidade

Ex-reitor da Universidade de Brasília, governador do Distrito Federal e ministro da Educação do governo Lula, Cristovam é uma das figuras públicas mais notórias no aprofundamento do debate em torno das carências do processo educacional brasileiro. Na verdade, é na educação que o candidato pedetista tem baseado sua plataforma eleitoral e, nesse aspecto, é o herdeiro das bandeiras alçadas por Leonel Brizola e Darci Ribeiro, os dois grandes propagadores da educação em tempo integral.

A mensagem política do candidato, no entanto, parece não ter tocado a sensibilidade dos eleitores, que somente conferem a Cristovam um esquálido ponto percentual nas pesquisas de intenção de voto até aqui realizadas. Estaria o povo brasileiro desligado de preocupações com o sistema de educação, a ponto de ignorar a presença dum especialista na disputa pela Presidência da República? Estaria o eleitor saturado com a cubagem das promessas mirabolantes dos candidatos?

Está aí um exercício bem mais complicado que aprender as quatro operações…

continua após a publicidade