Quatro operações

Estará hoje em Curitiba, para cumprir extensa agenda de compromissos de campanha, o senador Cristovam Buarque (PDT), candidato à Presidência da República. O dia começa com um café-da-manhã e entrevista coletiva à imprensa e segue em caminhadas pela feirinha do Largo da Ordem e Parque Barigüi, almoço em Santa Felicidade e uma teleconferência para todo o País, na Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter).

Ex-reitor da Universidade de Brasília, governador do Distrito Federal e ministro da Educação do governo Lula, Cristovam é uma das figuras públicas mais notórias no aprofundamento do debate em torno das carências do processo educacional brasileiro. Na verdade, é na educação que o candidato pedetista tem baseado sua plataforma eleitoral e, nesse aspecto, é o herdeiro das bandeiras alçadas por Leonel Brizola e Darci Ribeiro, os dois grandes propagadores da educação em tempo integral.

A mensagem política do candidato, no entanto, parece não ter tocado a sensibilidade dos eleitores, que somente conferem a Cristovam um esquálido ponto percentual nas pesquisas de intenção de voto até aqui realizadas. Estaria o povo brasileiro desligado de preocupações com o sistema de educação, a ponto de ignorar a presença dum especialista na disputa pela Presidência da República? Estaria o eleitor saturado com a cubagem das promessas mirabolantes dos candidatos?

Está aí um exercício bem mais complicado que aprender as quatro operações…

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna