Manaus – Mais de 40% dos 1.676.782 eleitores do Amazonas aptos a votar no referendo sobre a venda de armas e munições, no domingo (23), vivem nos 61 municípios do interior em estado de calamidade pública por causa da seca.

continua após a publicidade

Segundo levantamento da Defesa Civil Estadual, 36 mil famílias (aproximadamente 170 mil pessoas) estão completamente isoladas por causa da vazante (menor volume de água) de rios e lagos. A seca vai dificultar ou mesmo impedir, portanto, o acesso de muitos eleitores ao local de votação.

"O eleitor tem um prazo de 60 dias, fixado no Código Eleitoral, para apresentar a justificativa de ausência na sua zona eleitoral. Fica a critério do juiz acolher ou não a justificativa, mas neste caso o juízo eleitoral está consciente das dificuldades e sensibilizado para a questão", declarou o juiz eleitoral coordenador da votação no estado, Henrique Levy. Ele explicou ainda que, quando a justificativa é aceita, o eleitor se mantém em situação regular. Caso contrário, é obrigado a pagar uma multa no valor de R$ 3,00 para regularizar sua situação.

continua após a publicidade