Quatro em cada dez eleitores do AM vivem em municípios atingidos pela seca

Manaus – Mais de 40% dos 1.676.782 eleitores do Amazonas aptos a votar no referendo sobre a venda de armas e munições, no domingo (23), vivem nos 61 municípios do interior em estado de calamidade pública por causa da seca.

Segundo levantamento da Defesa Civil Estadual, 36 mil famílias (aproximadamente 170 mil pessoas) estão completamente isoladas por causa da vazante (menor volume de água) de rios e lagos. A seca vai dificultar ou mesmo impedir, portanto, o acesso de muitos eleitores ao local de votação.

"O eleitor tem um prazo de 60 dias, fixado no Código Eleitoral, para apresentar a justificativa de ausência na sua zona eleitoral. Fica a critério do juiz acolher ou não a justificativa, mas neste caso o juízo eleitoral está consciente das dificuldades e sensibilizado para a questão", declarou o juiz eleitoral coordenador da votação no estado, Henrique Levy. Ele explicou ainda que, quando a justificativa é aceita, o eleitor se mantém em situação regular. Caso contrário, é obrigado a pagar uma multa no valor de R$ 3,00 para regularizar sua situação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo