A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (31) reajustes nas tarifas de energia de quatro distribuidoras da Região Norte. Foram autorizados reajustes de 2l,21% para as tarifas da Manaus Energia; de 18,84% para a Boa Vista Energia; de 17,22% para a Companhia Energética de Rondônia (CER) e de 15,79% para as tarifas da Companhia Energética do Amazonas (Ceam). As novas tarifas entrarão em vigor amanhã (1).
A Manaus Energia abastece 350.380 unidades consumidoras em Manaus. A Boa Vista Energia atende 53.443 unidades consumidoras na capital de Roraima, Boa Vista. A CER fornece energia para 19.398 unidades consumidoras em 15 municípios de Roraima e a Ceam atende 151.291 unidades consumidoras em 63 municípios do Amazonas.
Para o cálculo do reajuste anual, a Aneel leva em conta a variação dos custos que as empresas tiveram nos últimos 12 meses. São considerados os custos não gerenciáveis, como a energia comprada de geradoras, a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), a Reserva Global de Reversão (RGR), a taxa de fiscalização e os encargos de transmissão. Também são levados em conta os custos gerenciáveis, sobre os quais incido o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M).