TSE

Quase mil eleitores solicitaram o título pela internet em Roraima

Desde a implantação do Título Net, no último dia 24 de agosto, 985 eleitores solicitaram o título eleitoral utilizando a rede mundial de computadores. No entanto, somente 118 pessoas, o que corresponde a 11,98% do total, compareceram ao cartório para concluir o atendimento e pegar o documento.

Conforme explicou o chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral, Hermenegildo D’ávila, os internautas podem solicitar título, pedir transferência de domicílio ou fazer a revisão dos dados eleitorais acessando o site www.tre-rr.gov.br, no link Título Net.

“Não basta o eleitor solicitar o título. Ele deve preencher um formulário, imprimir o protocolo e comparecer no cartório eleitoral para pegar o documento em até cinco dias corridos. Caso contrário, a solicitação perde a validade”, ressaltou.

D’ávila informou que a maioria dos internautas, 767 (84,87%), faz a solicitação pela internet, mas perde o prazo de cinco dias. O chefe de cartório comentou ainda que teve conhecimento que algumas pessoas estão cobrando 5 reais pra fazer a solicitação de terceiros.

“Sabemos que a internet ainda é privilégio de poucos. Quem não tem acesso à rede mundial de computadores pode procurar pessoalmente o cartório que será atendido”, salientou, ao lembrar que, após a solicitação via internet, o requerente deve comparecer a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral portando documento de identificação e comprovante de residência para efetivar o cadastro e retirar seu documento. Outro serviço oferecido pelo sistema é a emissão de guia de multa para eleitor e mesário faltosos sem justificativa ou alistamento tardio. A guia para pagamento da multa está disponível ao final do preenchimento do formulário. O comprovante de pagamento da multa também deverá ser apresentado no cartório.

“Antes da implantação do Título Net, o eleitor tinha que ir ao cartório eleitoral para pegar o boleto, depois pagá-lo em uma agência bancária ou casa lotérica e retornar ao cartório para concluir a regularização do título. Agora, não é mais necessária tal burocracia, pois as multas eleitorais podem ser impressas e pagas previamente, o que vai agilizar o atendimento”, disse D’ávila.

Pioneiro

A primeira solicitação de título eleitoral pela internet foi realizada em Guajará-Mirim, Rondônia, no último dia 6 de julho. O atendimento do primeiro eleitor no cartório eleitoral durou menos de três minutos.