O Programa Bolsa Família do Governo Federal conta com 7.206 famílias cadastradas no município, que juntas recebem cerca de R$ 231.863,00 por mês, ajudando no orçamento familiar tendo como maior propósito garantir o acesso da criança á escola, coibindo ainda o trabalho infantil.

continua após a publicidade

Porém, mesmo com sua grande importância junto ao desenvolvimento social do município, diversas famílias cadastradas e beneficiadas com o programa, não estão recebendo o benefício pelo simples fato de que ainda não retiraram o cartão magnético do mesmo, que dá acesso ao saque mensal dos recursos.

Atualmente, constam na Caixa Econômica federal aproximadamente 400 cartões do Bolsa Família, os mesmos direcionados à pessoas que receberam o benefício após cadastramento, mas não foram buscar o cartão.

De acordo com Adnelson Guido Pereira, coordenador do Bolsa Família no município, ao todo o dinheiro que está à espera dos beneficiários, ultrapassa a casa dos R$ 20 mil, por mês. Além de prejuízo para as famílias de baixa renda que necessitam da subvenção, a falta de sua circulação também implica na redução de capital de giro na economia do município, por sua vez, refletindo diretamente no empenho de determinadas empresas, que, têm como consumidores alvos, cidadãos enquadrados em programas de atendimento social.

continua após a publicidade

Outro ponto salientado por Guido, diz respeito aos cartões que estão à espera de sua retirada a mais de 06 meses. ?Nesses casos, o beneficiário já perdeu o dinheiro de 03 meses, uma vez que após a retirada do cartão, o cidadão beneficiado só consegue sacar o valor equivalente aos últimos três meses?, complementa.

Ação

continua após a publicidade

A responsável pelo programa Bolsa Família em Umuarama, Kathiuscia Freitas Pereira, lembra que é fundamental que os cartões sejam retirados por seus donos, pelo fato de que o Governo Federal estipulou prazo até o próximo dia 31 de março para que as contas sejam regularizadas, e, o dinheiro retirado pelas pessoas contempladas com o benefício.

Para agilizar o processo, a coordenadoria do Bolsa Família (Cadastro Único) no município realizará o trabalho de agendamento junto aos cidadãos cadastrados e aprovados no programa, para que os mesmos retirem os cartões na agência Caixa Econômica Federal de Umuarama. Até o próximo dia 20, (segunda-feira), a ação será realizada na sede do programa, que fica na Rua São Jorge nº 4035, próximo a Diretoria do Bem Estar Social.

A organização do programa em Umuarama alerta aos cidadãos beneficiados para que procurem o quanto antes a coordenadoria no município e agendem a data de sua retirada na Caixa Econômica, reforçando que os cartões serão cancelados assim como seus benefícios, após o dia 31 de março.