Já foram retirados do Líbano 1.779 brasileiros desde o início dos bombardeios israelenses e pelo menos 663 devem sair nos próximos dias. O governo brasileiros está preparando ônibus para retirar 260 pessoas do Vale do Bekaa e 462 que estão em Beirute, disse Everton Vieira Vargas, coordenador do grupo de apoio criado pelo Itamaraty. Outros brasileiros poderão chegar a Beirute nos próximos dias procedentes do sul do país, que sofreu pesados bombardeios no fim de semana.

continua após a publicidade

Os brasileiros estão sendo levados para a cidade de Adana, Turquia, ou para Damasco (capital da Síria). As estradas que vão de Beirute para Damasco foram destruídas pelos bombardeios israelenses, obrigando os ônibus a seguirem um trajeto mais longo pelo norte.

Segundo Vargas, em Damasco há 403 brasileiros que estão em locais que foram colocados à disposição do Brasil pelo governo sírio. Cerca de 70% dos 1.779 brasileiros saíram do Líbano com ajuda do governo brasileiro em vôos da Força Aérea Brasileira (FAB) ou oferecidos pelas companhias aéreas TAM e Gol.

Apesar de não haver números oficiais, estima-se que 70 mil brasileiros vivem no Líbano, a maioria com dupla nacionalidade. Acredita-se que vivam no Brasil aproximadamente 6 milhões de libaneses e descendentes – 2,5 milhões no Estado de São Paulo.

continua após a publicidade