Quatro dos maiores cantores líricos do Brasil fazem o concerto desta noite (6/5) com a Camerata Antiqua de Curitiba, sob regência de outro gigante da música erudita: Aylton Escobar. Os solistas Adélia Issa, Marcos Thadeu, Jeller Felipe e a curitibana Denise Sartori não se encontravam nos palcos desde 1999, quando o mesmo quarteto cantou a 9ª Sinfonia de Beethoven, num concerto em Manaus (AM).
O concerto será às 20h, na Paróquia Santa Maria Goretti, no Bom Retiro, com entrada franca. Amanhã (7/5), haverá reapresentação no Memorial de Curitiba, às 18h30, com ingressos a R$ 5,00.
Desta vez o repertório é a "Missa Lord Nelson", de Franz Joseph Haydn, outro mestre da música ocidental. "A obra é extremamente dramática, exigindo presença vocal do coro e dos solistas de grande virtuosidade, em seu contexto melódico e rítmico. Ela dramatiza o texto em latim muito belamente, valorizando todas as emoções", conta Aylton Escobar, ressaltando todo o aspecto teatral da composição.
A "Missa Lord Nelson", considerada de dificílima interpretação e de grande virtuosismo, é um enorme desafio não só para os solistas. Coro e Orquestra da Camerata terão muito trabalho pela frente até sexta-feira, para mostrar porque é um grupo respeitado em todo o território nacional.
Na avaliação do maestro, isso não será um problema, pois "o grupo é bem formado tecnicamente, tem história e conta com artistas individualmente muito prestigiáveis, que encaram a atividade profissional com muita seriedade", comenta com propriedade, já que essa é a quinta vez que Aylton Escobar trabalha com o grupo. "É sempre um prazer estar aqui", reforça. Os solistas também já são velhos conhecidos, pois apenas Jeller Filipe nunca havia cantado com a Camerata Antiqua de Curitiba.
Para a soprano Denise Sartori, no entanto, estar com a Camerata tem um gostinho especial. "A Camerata Antiqua de Curitiba sempre foi minha inspiradora. Ia sempre ouvi-la tocar. Cheguei a cantar por três meses e meio no Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, substituindo uma outra cantora, mas isso foi há muito tempo", relembra.
Solistas e maestro vieram a Curitiba a convite do ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, que desde janeiro de 2004 administra a Camerata Antiqua de Curitiba. Desde o início da semana, maestro, solistas, instrumentistas e cantores ensaiam todas os dias para levar todo o requinte de Haydn à população de Curitiba.
Serviço:
Camerata Antiqua de Curitiba
Regência: Aylton Escobar
Solistas: Adélia Issa, Denise Sartori, Marcos Thadeu e Jeller Filipe
Data: 06 de maio, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Paróquia Santa Maria Goretti – Rua Cel. João Guilherme Guimarães, 2000 Bom
Retiro. Tel.: (41) 338 6320
Programa:
Franz Joseph Haydn (1732-1809) – Missa Lord Nelson
Para Quarteto Solista, Coro e Orquestra
Duração aproximada : 50 min
Entrada franca
Reapresentação dia 07 de maio, às 18h30, no Memorial de Curitiba. Rua do Rosário, s/no, Largo da Ordem. Tel.: (41) 321 3263. Ingressos a R$ 5,00.