Mais de 300 mil jovens com idade de 16 a 24 anos receberão qualificação profissional neste ano, em ações do Ministério do Trabalho e Emprego, contra 185 mil no ano passado ? aumento de 38%. A maioria dos jovens (120 mil) será capacitada em cursos de aprendizagem. No ano passado, foram 70 mil jovens aprendizes matriculados, dos quais 40 mil com contrato de trabalho.

continua após a publicidade

"Observamos que a falta de qualificação é um dos maiores obstáculos para o acesso à primeira oportunidade de trabalho", observa o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Remígio Todeschini, justificando a prioridade dada à qualificação. No Plano Nacional de Qualificação (PNQ) serão treinados 80 mil, na faixa de 16 a 24 anos, enquanto no ano passado eles somaram 70 mil.

Os Consórcios Sociais da Juventude, que tiveram início no ano passado com experiência piloto em seis localidades, beneficiando cerca de 7 mil jovens, neste ano atenderão 50 mil em todo o país. Além de aprender uma profissão, os jovens têm aulas de inclusão digital e elevação da escolaridade, prestam serviços comunitários e recebem ajuda de custo de R$ 150 por mês. Nos consórcios há meta de inserção dos jovens no mercado de trabalho, de 30% a 40% do total dos alunos.

O Soldado Cidadão, realizado em parceria com o Ministério da Defesa e com o Sistema "S", vai preparar novamente 30 mil recrutas para o mercado de trabalho. Com esse projeto, os jovens de menor renda e escolaridade deixam o serviço militar obrigatório preparados para exercer um profissão.

continua após a publicidade

Cerca de 20 mil jovens farão cursos voltados para exercer uma atividade por conta própria de forma individual ou coletiva, por meio de parcerias com o Sebrae e entidades da sociedade civil que têm experiências bem-sucedidas, como o Movimento Hip Hop Organizado e a Mandalla, voltada para o cultivo sustentável.

A experiência do Serviço Civil Voluntário, desenvolvida com as Secretarias de Trabalho e voltada para jovens em conflito com a lei, também deverá ser repetida e ampliada. No ano passado, foram capacitados 4.800 jovens.

continua após a publicidade