O Partido Verde (PV) protocolou nesta terça-feira (15) na presidência da Câmara e no Conselho de Ética da casa representação com o pedido de cassação dos deputados acusados pela CPI dos Sanguessugas de suposto envolvimento na compra super faturada de ambulâncias. No pedido, o PV anexa o relatório da CPI com o nome de 69 deputados.
A secretaria geral da mesa vai analisar ainda hoje se a representação atende às regras ou se será necessário um pedido separado para cada um dos deputados. Caso a secretaria considere válida a representação, será desnecessário o processo pela corregedoria da Câmara. Assim que o processo for aberto pelo Conselho de ética, mesmo que o deputado renuncie ao seu mandato a investigação prossegue e o parlamentar estará sujeito a perderá seus direitos políticos caso a perda de mandato seja aprovada.
O pedido de cassação é assinado pelo presidente do PV, José Luiz Pena. O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou que o PPS e o P-SOL também deverão subscrever a representação.